Scroll Top

CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA GERE PLATAFORMA RENOVAR.COIMBRA PARA REABILITAÇÃO ENERGÉTICA DAS HABITAÇÕES DO CONCELHO

DO OUTRO LADO

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra é a entidade gestora do centro de informação sobre eficiência energética RENOVAR.Coimbra, um ponto de apoio para todos os residentes do Município em situação de pobreza energética que pretendem fazer uma reabilitação energética à sua habitação. As tarefas são implementadas pela CM de Coimbra e pelo Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, que são membros do consórcio do projeto-piloto REVERTER. Através do endereço RENOVAR.Coimbra.pt já é possível aceder a toda a informação. 

Coimbra faz parte de uma rede europeia de Balcões Únicos do projeto-piloto REVERTER, financiado ao abrigo do Programa “LIFE” da União Europeia, que tem como objetivo agilizar a redução da pobreza energética na Europa, integrando temas como a educação, a economia, o ambiente, a sociedade civil e a administração pública, na melhoria energética eficaz de edifícios habitacionais.

O Balcão Único, ao qual se pode aceder através de RENOVAR.Coimbra.pt, fornece informação, orientação e serviços de reabilitação a agregados familiares vulneráveis, inscrevendo-os em programas de financiamento para melhoria da eficiência energética, melhoria das condições de salubridade e conforto das habitações, de forma a aumentar o seu interesse pela reabilitação facultando o acesso a informação relevante de apoio à tomada de decisão desde as fases iniciais do processo.

Recorde-se que, em dezembro de 2022, a CM de Coimbra apresentou o Plano de Eficiência Energética (PEE) para 2023, que vai permitir uma poupança anual superior a 781 mil euros e a redução de 631t de CO2. O plano é composto por 12 medidas, entre as quais, na área social, a medida “Auxiliar no combate à pobreza energética do município” sendo propostas duas ações: “Realização de auditorias a habitações referenciadas pelos Serviços de Ação Social” e “Realização de auditorias energéticas a habitações de munícipes identificados pelas Juntas/Uniões de Freguesia. 

Posts relacionados