Scroll Top

CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA FORMALIZA CONTRATOS DE APOIO À POPULAÇÃO SÉNIOR NUM VALOR SUPERIOR A 25 MIL EUROS 

DO OUTRO LADO

A Câmara Municipal de Coimbra formalizou no passado dia 2 de maio três contratos na área social, de apoio à população sénior do concelho, no valor global de 25 859,92 euros. Os contratos foram celebrados com o Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres, Centro de Bem Estar Social de Brasfemes (CEBES) e a Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI) e procuram ajudar as instituições a desenvolverem a sua atividade no apoio aos idosos do concelho. A sessão de assinatura dos protocolos contou com a participação do presidente da Câmara, José Manuel Silva, e da vereadora com o pelouro da Ação Social, Ana Cortez Vaz.

 

A Câmara Municipal vai comparticipar o projeto “Ligações (Com)vida”, do Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres, com 8.186,62 euros, dando assim continuidade a esta iniciativa, que visa facilitar a inclusão digital da população sénior, promover a comunicação e combater a solidão. O projeto pretende capacitar os idosos para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, através da aquisição de conhecimentos necessários à sua utilização de forma autónoma, promovendo assim a comunicação com os familiares e a proximidade através das ferramentas digitais, de modo a aumentar a satisfação e o bem-estar dos idosos e a diminuir a sua solidão e o isolamento social.

 

O projeto começou a ser desenvolvido antes da pandemia, mas foi em 2021, na sequência de uma candidatura aos prémios BPI Seniores, que começou a ser implementado, mais concretamente entre 1 de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2022. Ao longo desse ano, foram realizadas 292 sessões, traduzidas numa média de 26 sessões por cada idoso, com a duração de uma hora cada. Foram apoiados 11 idosos com a ajuda de oito voluntários, o que, de resto, é uma outra vertente deste projeto não menos importante, a promoção da cidadania ativa e do voluntariado. “Ligações (Com)vida” é dirigido aos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e pode abranger cerca de 90 utentes, ou seja, a totalidade da capacidade desta entidade nas três respostas sociais destinadas à população idosa.

 

Um outro contrato, no valor de 5.673,30 euros, foi assinado com o CEBES, para comparticipar, na parte não financiada, a aquisição de uma carrinha elétrica para apoio domiciliário, uma das valências prestadas por esta entidade. O valor total da aquisição da viatura elétrica foi de 35.085,88 euros e, na sequência da candidatura ao PRR-Mobilidade Verde Social, o CEBES recebeu 25.000 euros, ficando com um encargo de 10.085,88 euros. 

 

Atualmente, no CEBES funciona um Centro de Dia, com capacidade para 30 idosos, um Serviço de Apoio Domiciliário, com capacidade para 30 idosos, e um ATL com capacidade para 20 crianças. É a única instituição de carater social sediada na área geográfica de Brasfemes. Foi, progressivamente, alargando o seu âmbito geográfico inicial de intervenção, indo ao encontro das necessidades sociais sentidas pelas comunidades residentes nas freguesias limítrofes. O CEBES conta, hoje, com 20 colaboradores, sendo o maior empregador da freguesia de Brasfemes.

 

O executivo municipal formalizou, ainda, a transferência de 12 mil euros para a ANAI para ajudar na prossecução das atividades da Universidade do Tempo Livre, que procura proporcionar aprendizagens ao longo da vida, contribuindo, assim, para o bem-estar, através da criação de espaços de convívio que promovam a socialização, o saber e a cultura. A Universidade de Tempo Livre conta, nesta ano letivo, com 193 alunos. 

 

Refira-se que a ANAI desenvolve, também, a “Oficina do Idoso”, uma ocupação dos tempos livres que procura criar momentos de convívio intergeracional e partilha de saberes e experiências, e, ainda, o Observatório Social do Idoso, que tem o objetivo promover a criação de uma base de dados que agregue elementos relativos às estruturas dos serviços de proximidade. A ANAI tem, ainda, à disposição um Banco de Ajudas Técnicas, em funcionamento no equipamento social “Oficina do Idoso”, que visa melhorar o bem-estar da pessoa idosa, através da disponibilização de equipamentos e de materiais, tais como camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos e canadianas.

 

Por fim, foi ainda assinado um protocolo entre a Câmara Municipal e a Cáritas Diocesana de Coimbra para a cessão, a título precário, de utilização da antiga moradia do Instituto de Reinserção Social para a instalação de uma Residência de Treino de Autonomia para a infância /adolescência, no âmbito da saúde mental, em colaboração com a rede nacional de Cuidados Continuados e o Centro Distrital de Coimbra do Instituto de Segurança Social, IP.

Posts relacionados