Scroll Top

CAIS DA MEMÓRIA: LENTISQUEIRA, A MISSÃO APOLO 70 E OS COMPUTADORES

cais

Na realidade avistámos já na aldeia aquele que alguém considerou o maior passo tecnológico, a chegada do primeiro homem à lua.

Foi visto em direto por um bilião de pessoas em direto na televisão. Nós por cá, vimos no café do Ti Claudino, para uns apenas no “Xaldino”, e Neil Armstrong tornou-se assim o primeiro homem a andar na Lua.

Nada a que a mocidade desse importância de maior, até porque as novas tecnologias todas voltavam à terra.

Já os computadores, passados poucos anos, talvez uma décadas, chegados da Inglaterra, provocaram na sociedade enorme interesse e consequente utilização.

O famoso ZX SPECTRUM rapidamente se familiarizou com a geração  e, decorridos mais 40 anos, o gandarês João Diogo Ramos fundou o museu dos primeiríssimos computadores, sedeado em Cantanhede.

Cabe nestas linhas referir a empresa portuguesa, na margem sul de Lisboa, que não só representou a marca TIMEX, como chegou a montar componentes de mercado: TIMEX PORTUGAL, Relojoaria, LDA.

Outros dados importantes no tempo foram os factos de ser agente vendedor TIMEX o nosso conterrâneo lentisqueirense Carlos Alberto dos Santos Cruz, falecido no ano em que visitou o museu de que se fala, onde com enorme alegria, e acompanhado por mim, confirmou alguns modelos por ele vendidos.

Uma vez abordado desta forma, nos orgulhamos destes notáveis gandareses, para além do fundador do museu e do Carlos Alberto Cruz, não vamos deixar de salientar outro gandarês também responsável pelos primeiros jogos portugueses, para os computadores da Sinclair. Natural do concelho, mais concretamente da Tocha, José Oliveira, construtor dos três jogos: “Bala”, “Laser”, ambos para o modelo Z 81 e o jogo “Galo”, também conhecido pelo Jogo da Memória.

Talvez não seja descabido lembrar que, em 1982, o Magalhães veio fazer parte do ensino oficial em Portugal.

Foi nesta década, entre os meus 30 e os 40 anos, que a flor da minha idade se rendeu à velocidade tecnológica, causando até algum embaraço na forma de o sentir imperiosa e avassaladoramente.

Muitos de nós, desse tempo, deixámos para segundo plano a ida de Armstrong à Lua.

Domingos Neto

Posts relacionados