Normalmente eram de origem suíça, os relógios daquele tempo.
Atualmente, são diversas as origens e, quase deixamos de usar relógio. Porém as realidades do tempo, as que ninguém domina em absoluto, serão os relógios a contradição.
Vamos neste apontamento, às marcas que conheci cá pela terra:
MULCO
CAPITAL
SUPER-PLERIS
DAGOR
DURIENSE
ZURIL
TOBIR
ELDOAR
DELIX
DELMAC
OLIVEX
KENDEX
BUSSING
LUZAR
BIZERTA
ARLASKA.
Cabe nesta descrição referir que o tratado de Schengen em 1985, teve a sua importância nas importações europeias, quer fossem relógios acabados ou parcialmente ajustados ao terminar de montagens e MARCA, nos países de destino.
Melhor ainda, em opinião pessoal, foi a abertura de fronteiras, totalmente, à livre circulação de pessoas e bens no Espaço Europeu, condição a que ainda não aderiu economicamente a Suíça na abolição de alfândegas e/ ou aderência ao Euro.
Naturalmente que faltarão algumas referências a marcas, o que não é relevante nesta segunda fase do que se pretende alcançar de memória e tentarei continuar a recolha.
Tentarei oportunamente esboçar também, ” A Rota do ourives Lentisqueirense ” e, continuam os meus pedidos de testemunhos, de preferência escritos, que possam chegar a mim pelo que desde já renovo agradecimentos.
Domingos Neto