A tarde do passado dia 27 de julho foi passada na Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI) com duas iniciativas – uma sessão sobre cibersegurança e a comemoração do Dia dos Avós.
No âmbito da iniciativa “Por Falar em Cresc(S)er”, Hugo Simões, especialista em Estudos da Criança, falou sobre cibersegurança, numa sessão dirigida a pais, encarregados de educação, educadores, professores e interessados no tema.
Nesta sessão, Hugo Simões desmistificou o fenómeno do cyberbullying e apresentou as suas várias manifestações; avaliou os impactos psicológicos e sociais nas vítimas e nos agressores; explorou soluções inovadoras baseadas em Inteligência Artificial para detetar e prevenir; e elaborou estratégias eficazes para que educadores e pais possam intervir e proteger os jovens.
Hugo Simões é Professor de Educação Especial, doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, investigador no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM), e autor do livro “Manual de Instruções Anti-Bullying”.
Mais tarde, comemorou-se o Dia dos Avós, com “Histórias em Palco…Avós”, por Maria do Céu Lages, uma atividade dirigida a avós e netos (crianças a partir dos quatro anos, acompanhadas de um adulto).
Maria do Céu Lages é uma avó, professora reformada. Em 1971, concluiu o Curso de Magistério Primário em Aveiro, concretizando um sonho que vivia consigo desde criança – ser professora do 1.º ciclo. Tem um livro publicado pela Câmara Municipal de Ílhavo, “A Folha Rabiscada”, que se encontra disponível para requisição na Biblioteca, da qual é frequentadora e utilizadora assídua.
A Biblioteca Municipal de Ílhavo encerra ao público de10 de agosto a 2 de setembro. As atividades ao sábado na BMI regressam no dia 7 de setembro.
Durante o mês de agosto, a Biblioteca Municipal de Ílhavo instala-se no Cais Criativo da Costa Nova, com empréstimo domiciliário de livros, consulta e leitura de jornais e revistas, press reader e jogos. Todos os dias há “Hora do Conto” às 11h30 e às 15h30 e aos sábados, depois da “Hora do Conto”, há um ateliê.