Scroll Top

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE COIMBRA APRESENTA EXPOSIÇÃO SOBRE NATÁLIA CORREIA DE 1 A 27 DE SETEMBRO

DO OUTRO LADO

A Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC) tem patente, até 27 de setembro, uma exposição biobibliográfica sobre Natália Correia, no ano em que se assinala o centenário do nascimento da escritora e poetisa portuguesa, nascida no arquipélago dos Açores. A exposição, intitulada “Poetisa da liberdade”, é composta por cartazes expositivos sobre o percurso de vida de Natália Correia, enquanto cidadã e autora, acompanhados pelo fundo documental da escritora existente na BMC. A mostra é de entrada livre e vai estar patente na Sala de Empréstimo.

A BMC promove, em setembro, uma exposição sobre Natália Correia, em alusão ao centenário de nascimento da autora portuguesa, justamente enquanto comemora o seu próprio centenário. A mostra vai estar patente ao público na Sala de Empréstimo e é composta por cartazes expositivos sobre o percurso de vida de Natália Correia, acompanhados pelo fundo documental da autora existente na Biblioteca. A mostra pode ser visitada de 1 a 15 de setembro, de 2ª a 6ª feira, no horário das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30 (horário de verão), e de 16 a 27 de setembro, de 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 19h30 e aos sábados das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

A BMC, com estas iniciativas e no decorrer das comemorações do seu próprio centenário, assume assim como missão a promoção da educação, da cultura, da informação e do lazer em torno do livro e da leitura, de modo gratuito e universal, contribuindo para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos, comungando do espírito do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.

Natália Correia de Oliveira nasceu nos Açores, em 1923, e ainda pequena mudou-se para Lisboa, mantendo, contudo, uma profunda ligação às ilhas. Fez televisão, foi jornalista no Rádio Clube Português, dramaturga, deputada, poetisa, estreou-se na ficção com o romance infantil “Aventuras de um Pequeno Herói” (em 1945) e é autora de uma extensa obra, tendo sido agraciada por diversas vezes com prémios nacionais e internacionais. Com um percurso pessoal e profissional notável, Natália Correia é uma das figuras mais marcantes da cultura e da literatura portuguesas contemporânea.

Posts relacionados