A empreitada de remodelação da biblioteca da Escola Secundária D. Dinis, na Rua Adriano Lucas, foi, no dia 19 de março, consignada à empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda., pelo valor de 15.892 euros, com um prazo de execução de 60 dias. Esta obra resulta da candidatura da Escola Secundária D. Dinis ao programa “(Re)criar a Biblioteca”, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares. A nova biblioteca vai ser maior, mais ampla e funcional, vai ter uma nova sala de estudo e novas metodologias de trabalho. A consignação contou a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz, do presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, e do diretor da Escola, Augusto Nogueira.
A biblioteca da Escola Secundária D. Dinis integra a Rede de Bibliotecas Escolares desde 2002 e fez, no ano passado, 20 anos como espaço multifuncional aberto à comunidade na zona norte da cidade. Para esta intervenção, a escola candidatou-se ao programa “(Re)criar a Biblioteca”, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares.
O projeto tem como objetivo requalificar o espaço, passando este a ter cerca de 157,11m2, ao invés dos 120,22m2 que tem atualmente. As obras de adaptação do espaço passam pela demolição das paredes de alvenaria, em forma de “L”, junto à atual porta de entrada da biblioteca, e também da parede que divide o espaço no seu interior, entre a zona de atendimento e a sala de multimédia.
A biblioteca irá ganhar, também, uma nova sala de estudo/trabalho, situada do lado direito da porta de entrada. Ao tornar a sala da biblioteca num espaço “open space”, as áreas para estudo, leitura e consulta têm oportunidade de se exponenciarem e tornarem-se mais convidativas às diferentes dinâmicas que a escola pretende implementar. O espaço vai, ainda, ganhar mobiliário lúdico e modular, adequado tanto à aprendizagem individual como em grupo.
As instalações elétricas e as redes informáticas serão refeitas e ajustadas ao novo espaço. O projeto de arquitetura e especialidades é da responsabilidade da Divisão de Projeto de Edifícios e Equipamentos Municipais (DPEEM) e a empreitada foi adjudicada à empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda. A fiscalização será assegurada pela DPEEM, a coordenação de segurança pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais e a assistência técnica pela Divisão de Projetos de Edificado Municipal.