As Bibliotecas Anexas Municipais assumem, cada vez mais, um papel de relevo no acesso à cultura, possibilitando esse acesso a toda a população. No ano passado, realizaram, nos oito serviços, 225 sessões de horas do conto temáticas para grupos escolares, 238 atividades de livros voadores, quatro espetáculos, três encontros intergeracionais, 14 horas do conto para famílias, 105 de ateliers e 63 sessões para idosos, que contaram, no total, com 12.849 participantes. Registou-se, ainda, um aumento do número de documentos emprestados em toda a rede municipal de Coimbra durante o ano de 2023, não só na casa mãe, a Biblioteca Municipal de Coimbra (67.489), como no Bibliomóvel (34.797) e nas oito Bibliotecas Anexas Municipais (16.375).
As bibliotecas são, cada vez mais, promotoras da inclusão, socialização, lazer e ócio cultural para a comunidade onde estão inseridas. As Biblioteca Anexas Municipais são um bom exemplo disso, já que estão situadas em pequenos espaços das freguesias e é lá que desenvolvem as mais diversificadas atividades para todos os públicos. Só no ano passado foram realizadas, nas oito Bibliotecas Anexas, 225 sessões de horas do conto temáticas para grupos escolares, 238 atividades de livros voadores, quatro espetáculos, três encontros intergeracionais, 14 horas do conto para famílias, 105 de ateliers e 63 sessões para idosos. Estas iniciativas contaram com um total de 12.849 participantes. As Bibliotecas Anexas são, assim, as “salas de visita” das pequenas comunidades e desempenham, por isso, um papel de relevo na promoção da inclusão, do convívio, da socialização, da recreação e lazer.
Recorde-se que a Rede Municipal de Leitura foi criada em 2001, precisamente com o objetivo de descentralizar os serviços e democratizar o acesso à informação, ao livro, à leitura, às novas tecnologias e ao lazer cultural. Desta rede, fazem parte a Biblioteca Municipal de Coimbra, o Bibliomóvel e as Bibliotecas Anexas Municipais de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Cernache, Ribeira de Frades, S. João do Campo, Souselas e Trouxemil. Estas oito bibliotecas públicas de proximidade, para além de promoverem o livro e a leitura, desempenham um papel social relevante no combate às desigualdades e na promoção da socialização e do convívio regular, através das múltiplas atividades que promovem regularmente para todos os públicos.
Nas Biblioteca Anexas Municipais, as crianças podem usufruir, em grupo, das horas do conto temáticas, dos livros voadores para formar pequenos leitores ou das férias mágicas, entre muitas outras atividades. Elas podem vir pelas escolas ou acompanhadas pelos pais, amigos e familiares. As bibliotecas são também bastante procuradas pelos idosos, que as visitam em grupo, com o seu centro social, ou em família, para assistirem e participarem nas grandes festas que são os encontros intergeracionais. Para os que não podem ou não conseguem ir à biblioteca, este serviço municipal vai a casa, como acontece em São João do Campo com o serviço Companhia & Livros voadores. Neste serviço, levam-se livros e, também, companhia, conversa e pequenas leituras de jornais ou outros textos, de modo a combater o isolamento e a solidão social.