Scroll Top

AMBIENTE EM DESTAQUE NOS CONCERTOS DOS COLDPLAY

DO OUTRO LADO

 

O ambiente e a sustentabilidade são dois conceitos que vão estar em destaque nos quatro concertos que os Coldplay vão dar no Estádio Cidade de Coimbra. De acordo com a filosofia da tour “Music of the Spheres”, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra empenhou-se, de forma singular, no reforço da componente ambiental ao longo de toda a preparação do evento e durante os dias 17, 18, 20 e 21 de maio. Toda a estratégia utilizada pelo Departamento de Ambiente da CM de Coimbra permitiu também a sua classificação como um ecoevento. 

 

O evento dos Coldplay foi classificado com o conceito de ecoevento, atribuído pela ERSUC, por destacar o compromisso de redução de impacto ambiental resultante da produção de resíduos. Esta classificação atribuiu ao evento um caráter de responsabilidade, de preocupação e de sustentabilidade que será reconhecida pelas 200 mil pessoas que vão passar pelo Estádio Cidade de Coimbra. 

 

A CM de Coimbra trabalhou na preparação de uma rede de contentorização de resíduos no interior e no exterior do estádio, havendo um esforço particularmente expressivo para que se concretize uma intensa separação dos resíduos, indo ao encontro dos objetivos da sustentabilidade, na qual está assente todo o espetáculo dos Coldplay. 

 

Também nesta fase prévia, foram recolhidos e levados pelo Município para o destino adequado, todos os resíduos de grande dimensão, perigosos, banais e recicláveis, que se encontravam dispersos por várias áreas do interior do Estádio Municipal de Coimbra, acumulados nos últimos 8 anos, criando assim condições para que se processasse toda a intervenção de requalificação do próprio estádio. 

 

Já, durante os concertos, toda a componente relativa à recolha de resíduos no interior do estádio vai ser assegurada pela empresa organizadora do evento, que deve seguir o documento “Sustainability Rider” criado pelos Coldplay. Por sua vez, a CM de Coimbra vai assegurar a recolha e o transporte desses resíduos para destino compatível com a natureza dos resíduos gerados.

 

Foram ainda iniciados a 1 de maio os trabalhos de intensificação de limpeza urbana em todos os arruamentos envolventes à zona do estádio municipal, situação que se irá manter até uma semana depois do términus dos concertos.

 

O plano da autarquia prevê que sejam utilizados um total de 958 meios, 13 viaturas e cerca de duas dezenas de funcionários:





Material

Características

Qt

Contentores

800 litros

88

240 litros (recolha diferenciada)

168

Conjuntos de ecobags

50

Polibennes de 20 e 12 m3

2

Dispensadores de sacos (embalagens)

50

Sacos

Amarelos para Embalagens

600

Camiões de Recolha

RU Indiferenciados e Embalagens

2

Viatura de Lavagem Ruas

Lavagem de Pavimentos

1

Varredoras

2+1

3

Viatura de Apoio

 

2

Sopradores

 

5



Para além desta componente ambiental, recorde-se ainda a forte aposta de sustentabilidade, visível na oferta de transportes públicos, de forma a facilitar a circulação de todas as pessoas que chegam de fora da cidade para assistir aos espetáculos. Nesse sentido, vai ser reforçada a oferta das linhas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que cobrem a zona da cidade envolvente ao Estádio Cidade de Coimbra e serão disponibilizados quatro circuitos especiais de transporte coletivo, que podem ser utilizados em complemento do comboio especial da CP. Toda a informação aqui

 

Em articulação com os operadores de mobilidade suave que operam na cidade, a CM de Coimbra vai ainda reforçar a presença de trotinetas e de bicicletas durante os dias dos concertos, em particular junto da estação de Coimbra-B e dos parques de estacionamento disponibilizados, e que podem ser livremente utilizados pelos visitantes.

 

Os concertos da tour “Music of the Spheres” foram preparados durante mais de dois anos, com o apoio de diversos especialistas da área ambiental, que desenvolveram uma abordagem estratégica e um conjunto de ações que nuclearizam um modelo singular e inovador que têm como objetivo minimizar os impactos decorrentes deste evento mobilizador de mais de 200 mil pessoas em Coimbra. Aqui, destaca-se o chão quinético e a utilização de bicicletas para gerar energia para o concerto, bem como a utilização de painéis solares, entre muitos outros exemplos.

 

Estas opções da CM de Coimbra para o concerto dos Coldlday estão, naturalmente, em linha com a estratégia verde do atual Executivo Camarário, comprovada, entre outras medidas, na adesão ao Pacto de Autarcas, na pedonalização da Avenida Aeminium, na criação de um Departamento de Ambiente, na criação da Rede Municipal de Micro-Reservas para a Conservação da Natureza e Biodiversidade e na plantação de centenas de árvores (Plano Municipal de Arborização 2022).

Posts relacionados