Scroll Top

AERÓDROMO MUNICIPAL COM MEIOS AÉREOS DE COMBATE A INCÊNDIOS ATÉ 31 DE OUTUBRO

DO OUTRO LADO

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto vai manter a base de meios aéreos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) até 31 de outubro, acolhendo, em permanência, um helicóptero bombardeiro ligeiro, dois aviões anfíbios médios, uma equipa do Serviço de Brigadas de Aeródromo da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, 10 militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GNR) e um operador de telecomunicações dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes na central de comunicações. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e o vereador da Proteção Civil, Carlos Matias Lopes, visitaram hoje, dia 18 de julho, o Centro de Meios Aéreos do aeródromo municipal. 

A visita do presidente da CM de Coimbra ao Centro de Meios Aéreos, que integra o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, decorreu ao início do dia 18 de julho. José Manuel Silva fez-se acompanhar do vereador Carlos Matias Lopes e também do coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Nelson Antunes, do comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da região de Coimbra, Carlos Luís Tavares, e ainda dos vários representantes das várias entidades envolvidas: a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, com o adjunto técnico Carlos Carecho, mais cinco bombeiros e dois veículos; a Companhia de Bombeiros Voluntários de Coimbra com o comandante Ricardo Domingos, mais 10 bombeiros e dois veículos; a Companhia de Bombeiros Voluntários de Brasfemes com o comandante Horácio Ferreira e cinco bombeiros e dois veículos; e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR. 

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto volta a acolher Centro de Meios Aéreos, ao serviço da ANEPC, durante o período de incêndios em curso, mais concretamente de 15 de maio até 31 de outubro. 

O aeródromo municipal vai, assim, dispor, em permanência, de um helicóptero bombardeiro ligeiro e um piloto, dois aviões anfíbios médios e dois pilotos, uma equipa do Serviço de Brigadas de Aeródromo da Companhia de Bombeiros Sapadores, com três bombeiros e um veículo, e 10 militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, dos quais 5 são a equipa helitransportada, e um operador de telecomunicações dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes na central de comunicações. Todos estes meios estão sob a gestão e a coordenação do Comando Sub-Regional da Região de Coimbra da ANEPC.

A visita efetuada hoje pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e o vereador Carlos Matias Lopes, percorreu os vários espaços de apoio ao Centro de Meios Aéreos e contou ainda com uma simulação de uma saída para incêndio, com a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR. 

Antes da visita, José Manuel Silva agradeceu e desejou a melhor sorte a todas as equipas envolvidas na operação de combate aos incêndios. O presidente da autarquia aproveitou ainda a ocasião para sublinhar a necessidade de dinamizar esta o aeródromo municipal, face à “estagnação” que foi alvo nos últimos anos, sobretudo com a revisão dos protocolos que existem no aeródromo, para uma “maior flexibilidade de gestão” indo ao encontro “dos interesses públicos e municipais”. José Manuel Silva avançou mesmo a possibilidade de a dominialidade deste espaço municipal passar da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra para a autarquia.

Posts relacionados