O projeto municipal de divulgação e de descentralização dos Serviços Online da autarquia, “A Câmara Perto de Si”, vai entrar numa nova fase, que consiste em possibilitar o acesso direto da população à informação e à utilização dos serviços municipais online nas duas freguesias onde o projeto se iniciou: a Freguesia de Torres do Mondego e a União das Freguesias de Souselas e Botão. Para tal, vão ser criados postos de atendimentos nessas freguesias-piloto, por um período de seis meses, para que os cidadãos se possam registar na plataforma e usufruam do apoio e acompanhamento necessário. Essa proposta vai ser apreciada e votada na reunião de Câmara da próxima segunda-feira, dia 22 de julho.
O projeto “A Câmara Perto de Si” visa dar a conhecer a plataforma de Serviços Online da autarquia aos cidadãos, impulsionando a sua utilização e facilitando, assim, o contacto dos cidadãos com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra. O projeto permite, ainda, que os cidadãos com menos recursos e menos conhecimentos informáticos usufruam desta plataforma com o apoio e o acompanhamento de técnicos habilitados. A autarquia avançou assim, no início do ano, com o projeto na Freguesia de Torres do Mondego e na União de Freguesias de Souselas e Botão, ambas nas margens do concelho e com registo de perda de população jovem, de acordo com os dados dos últimos Censos.
Terminada a primeira fase do projeto, que consistiu no envolvimento e na capacitação dos funcionários de cada uma das freguesias-piloto, é agora altura de iniciar a fase seguinte, que consiste em promover o acesso direto à informação e a utilização dos serviços online da Câmara Municipal pelos cidadãos, nomeadamente os residentes nas freguesias-piloto. As freguesias assumem, por isso, um papel de extrema importância dada a sua proximidade às populações, permitindo que os cidadãos interessados utilizem os recursos tecnológicos adequados, com a ajuda e acompanhamento de funcionários capacitados.
Para tal, a Câmara Municipal vai ceder material informático – computador, monitor, rato, teclado e leitor de Cartão de Cidadão – e de divulgação às duas freguesias-piloto e, em cada freguesia, vai ser criado um posto de atendimento específico para este efeito, de forma a permitir que os cidadãos possam efetuar o seu registo na plataforma dos Serviços Online com privacidade e usufruam de apoio e acompanhamento na utilização dos meios informáticos.
O projeto está a ser implementado em quatro fases, sob coordenação do LMxCoimbra – Laboratório Municipal de Experimentação, integrado da Divisão de Modernização Administrativa do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital da CM de Coimbra. Numa primeira fase, os técnicos municipais foram mostrar, junto de cada freguesia, a utilização dos meios digitais na relação com o Município. Agora, pretende-se envolver a população no processo, divulgando-se as potencialidades dos serviços disponibilizados. Os técnicos vão, depois, periodicamente, prestar assistência e esclarecimentos na utilização dos Serviços Online. Numa última fase, e após avaliação do decurso do projeto nas freguesias piloto, o projeto vai expandir-se para outras freguesias do concelho que estejam recetivas, com o objetivo de aumentar a utilização da plataforma que permite aos cidadãos a consulta dos seus processos, bem como a submissão de requerimentos pela via online.
O objetivo é, pois, proporcionar conforto aos cidadãos e facilitar o acesso à consulta dos seus processos, bem como à submissão de requerimentos através dos Serviços Online o que permite tornar mais célere e simples o tratamento dos seus assuntos com a autarquia, sem a necessidade de deslocação aos serviços municipais. Atualmente, a plataforma dos Serviços Online conta com cerca de 3.800 utilizadores registados e disponibiliza cerca de 110 formulários de requerimentos, como é possível conferir aqui.
“A Câmara Perto de Si” é um projeto inovador, na medida em que o Município de Coimbra envolve diretamente as freguesias numa parceria única para trazer mais qualidade de vida aos cidadãos de uma forma integrada, complementar e sustentável.