Scroll Top

5.ª EDIÇÃO DE “O MUNDO DO VINHO” DECORRE DE 4 A 15 DE OUTUBRO

DO OUTRO LADO

A 5ª edição de “O Mundo do Vinho” decorre de 4 a 15 de outubro e conta, pela primeira vez, com o apoio da autarquia. Numa linha temática em que o vinho é o denominador comum, o programa conta com um leque variado de propostas e com a colaboração de convidados especialistas. Conversas, exposições e palestras acontecem em vários espaços emblemáticos da cidade e convidam o público à espiritualidade, à contemplação e ao conhecimento. O evento foi hoje, dia 26 de setembro, apresentado em conferência de imprensa, na Casa da Escrita, com a presença do vereador Miguel Fonseca, do Chefe de Divisão de Cultura e Promoção Turística, Paulo Pires, da autora do projeto e presidente da Cultura e Risco Associação Cultural, Margarida Mendes Silva, e de uma representante da Vinisicó. 

A Câmara Municipal de Coimbra apoiou este ano, pela primeira vez, o projeto de “O Mundo do Vinho”, marcando assim a sua intenção estratégica de valorizar, apoiar e promover mais vincadamente a curadoria artística independente no concelho, bem como práticas culturais que apostam na multidisciplinaridade, visões dotadas de contemporaneidade e a descentralização espacial de dinâmicas, tal como foi destacado na conferência de imprensa de apresentação. Recorde-se, na mesma linha, que a autarquia apoiou este ano pela primeira vez o Festival Apura, dedicado à difusão das culturas underground neste território, e que decorreu no passado fim de semana. 

“Todos os eventos que sejam suscetíveis efetivamente de marcar a diferença na nossa cidade, como é claramente “O Mundo do Vinho”, dentro das nossas possibilidades, naturalmente, têm o seu acolhimento. Este é um evento que cabe exatamente nesse âmbito”, disse, na mesma sessão, o vereador da Câmara de Coimbra, Miguel Fonseca.

Com início no dia 04 de outubro, a primeira semana é “uma semana mais virada para a espiritualidade, para a contemplação, para o conhecimento, com a conversa ‘O Vinho na Bíblia’”, disse hoje, na sessão de apresentação da quinta edição do evento, a autora do projeto produzido pela associação Cultura e Risco, a programadora e produtora Margarida Mendes Silva. Tendo lugar no Seminário Maior de Coimbra, às 17h30, “O Vinho na Bíblia” junta João Maria André e o Padre Nuno Santos numa conversa dinâmica e aberta sobre o estudo da relação entre o vinho e o sagrado.

No dia 06 de outubro, a exposição “Revelações”, da autoria de Jorge Prata, é inaugurada pelas 18h00 no Museu Nacional Machado de Castro. Patente até 11 de dezembro, a exposição nasce de um conjunto de sensações, emoções e sentimentos que se foram enraizando no fotógrafo durante o tempo de contemplação que dedicou ao conjunto escultórico de Hodart Vyryo, que se encontra exposto neste espaço museológico.

Nos dias 07 e 08, acontece a palestra “O vinho, a arte e o sagrado. O simbolismo do vinho no Novo Testamento”, que reflete sobre a importância que o vinho adquiriu em vários aspetos da vida e dos rituais cristãos, assim como na forma como estes se expressaram no campo artístico ao longo de muitos séculos. Esta atividade decorre no Museu Nacional Machado de Castro, às 17h00 (dia 07) e às 11h00 (dia 08).

No dia 12 de outubro, Sara Rodrigues e Matos desvenda os motivos de “Porque é que gostamos dos vinhos que gostamos?”, através de exercícios individuais e coletivos. A oficina realiza-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, às 18h00. Todos os participantes deverão ter mais de 18 anos.

Já no dia 14, é possível assistir a uma conversa, que será orientada pela pergunta “De que falamos afinal, quando falamos de vinhos naturais”.

A sessão reúne Rodrigo Martins (Espera Wines), Miguel Viseu (Galactic Wines) e Pedro Marques (Vale da Capucha), três produtores de vinhos naturais para falar sobre o tema, na Casa da Escrita, às 18h00.

“O Mundo do Vinho” encerra no dia 15 de outubro, com um jantar vínico, durante o qual será dada a provar uma seleção de Vinhos Terras de Sicó, em conjugação harmoniosa com pratos preparados pelo Chefe Vitor Dias, no Hotel Quinta das Lágrimas, às 20h00.

Há atividades de entrada livre, mas algumas das atividades estão sujeitas a pagamento.

A programação e todas as informações estão disponíveis em www.vinhoearte.pt.

Posts relacionados