“Destacamos a boa participação dos Columbófilos, das suas famílias, e das empresas, que rapidamente ocuparam os stands da exposição, além do envolvimento de toda a comunidade”, afirma António Branco, vice-presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, sublinhando a “inteira cooperação, disponibilidade e interesse demonstrados pela Câmara Municipal de Torres Novas”, assim como o envolvimento de outras entidades como a Confederação do Desporto de Portugal, cujo presidente, Carlos Paula Cardoso, esteve presente, assim como a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, representada pela diretora-geral Susana Pombo.
António Branco dá ainda relevo à realização da 1ª Exposição da Confederação Mediterrânica de Columbofilia, um evento de cariz internacional, e que trouxe a Portugal representantes de vários países como Espanha, França, Israel, Turquia, Itália e da República de San Marino. O momento serviu também para a realização de uma reunião de trabalho onde foram definidos os próximos passos a seguir por esta recém-criada entidade.
A Columbofilia é uma das modalidades desportivas portuguesas que mais títulos internacionais tem conquistado. Portugal foi inúmeras vezes campeão olímpico, da Europa, da associação ibero latino-americana e do mundo. Os pombos-correio, são verdadeiros atletas de alta competição, com treinos, dieta e períodos de descanso rigorosos que os seus treinadores, com quem mantêm uma relação de grande cumplicidade, fazem questão de cumprir.